Quem somos


Um pouco da história:


   Em 1919, com 17 anos, Jiro Ueti chega ao Brasil vindo do Japão acompanhado de alguns parentes.
  Um dos cunhados de Jiro, Ushizo Uehara,aconselhado por um parente, muda-se, em 1948, para a praia de Araçatiba, na Ilha Grande, com a intenção de produzir sardinha defumada (dashiko) e sardinha salgada. Ao saber de tal notícia, Jiro resolve ir conhecer o novo “Eldorado”.
    Ao chegar na Ilha logo se encanta, pois o local lembrava muito sua terra natal, a ilha de Okinawa. Além do que, esta nova paisagem lhe parecia menos solitária que o vale onde morava em Caxambu.
   Em 1949, Jiro consegue comprar um terreno na praia de Maguariquissaba, onde constrói sua pequena fábrica de salga, denominada ESPERANÇA, que tinha sua produção embalada em grandes latas azuis.
     Ao notar o declínio do consumo de sardinha e com grande parte de sua família em São Paulo, em 1967 Yusei resolve deixar a Ilha, deixando a fábrica aos cuidados de seu irmão caçula (Mário).
     Ao completar 64 anos, após observar a transformação das antigas fábricas de sardinha em pequenas pousadas, Yusei, acreditou ser este um ramo promissor e com sua esposa Alzira e sua filha Kika retornaram para a Ilha com a idéia de construir a POUSADA RECANTO DOS PÁSSAROS, que, começou com uma reforma em sua antiga casa. Tudo era muito simples e pequeno. Com o esforço e simpatia dando certo, conseguiram aumentar o número de apartamentos aos poucos, até que o restaurante ficou pequeno e resolveram transformar o antigo barracão da fábrica de salga de sardinha em restaurante. Com o aumento da clientela e do trabalho, após alguns anos, seu filho mais velho Valter e sua família (Carmen, Henrique, Amanda) vieram para ajudar e administram a pousada até hoje.